quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Distúrbios sonoros



O trio pessoense de música instrumental/experimental poderia cair em clichês do estilo que vem se tornando uma tendência popular no meio independente e pros mais desinteressados o grupo seria algo como mais um Burro Morto mas devo discordar de tais argumentos e afirmar apesar das óbvias semelhanças que os caras conseguem ao mesmo tempo ter uma pegada mais "rock" e experimentar com elementos variados como o Krautrock,afrobeat,trilhas sonoras,grooves,toques da música "tradicional" paraibana e subverter tudo isso tendo como aliado um sutil senso de humor. Do titulo do disco as músicas a impressão que se tem é esta rolando uma piada interna que confunde o ouvinte enquanto os membros da banda vão brincando com sonoridades variadas.

Confesso que não me interessei muito pela banda quando a vi ao vivo, esperava mais e achei o show cansativo mas alguns sons me remetem a sensação que tive na primeira vez que ouvi "Venus in Furs" do Velvet Underground e achei tedioso e hoje a música é uma das minhas favoritas e o Velvet uma banda que gosto muito. Ouvir o EP do Ubella me empolgou e me deu a chance de escutar detalhes que não tinha conseguido perceber na apresentação que vi. "Nas águas do roger" começa sombria e em desconstrução evoluindo pra uma linha de baixo que e teclados que parecem saidos de uma trilha de alguma ficção cientifica enquanto a percussão tribal parece querer induzir o ouvinte a um transe chegando novamente em uma desconstrução que vai do caótico ao final tenso que remete a alguma cena de perseguição. A segunda faixa é "Savana Grossman,o velho" e parece uma ciranda epiletica com o Can no comando com intervenções inventivas da guitarra e samplers bem colocados.

"Moicanus Soleite" conduz com o baixo denso e a bateria jazzistica a um clima "James Bond" underground, o que pode parecer engraçado mas os climas de paranoia em determinadas músicas me remetem a esse tipo de filme e a guitarra aqui me lembra algo do Frank Zappa e o Mothers of Invention e a mutação alienigena segue com efeitos bem encaixados mas que dão a impressão de que foi resultado de uma jam session chapada. "A vela de 7 dias" com o seu sintetizador etéreo de fundo é a minha faixa favorita até por combinar os elementos que a banda trabalha muito bem com o uso do theremin que é um instrumento que acho bem interessante de se explorar. O instrumento que ficou a cargo de Thiago Sombra(The silvias, O melhor amigo do homem, Madalena Moog e tantos outros grupos) e se faz presente e mandando bem o seu recado as participações de Haley Arthur(Burro Morto) viajando no acordeon, mellotron, korg electribe e moog ,Ophelie fazendo vocalizações inusitadas,Thiago Costa atacando com o sintetizador(Synth Korg) e Cassiano(Chico Correa and the Eletronic Band) na percussão maluca. Esse pessoal se juntou aos donos do crime, o Ubella Preta que consiste em Felipe Nicolensis(baixo e efeitos), David neves(guitarra,teclados e samplers) e Ch Malves(bateria) e cometeram esse atentado ao pudor musical atrelado a muitas cabeças da nossa terrinha.

Escute e lombre: http://www.mediafire.com/?ezmytyhzzij

Nenhum comentário:

Postar um comentário